Ração


cao racao Ainda são poucos os fabricantes que se preocupam em adequar seus produtos às características dos cães, como tamanho, pelagem e musculatura, e que levam em conta ainda as propensões de cada raça a doenças. Mas alguns já aderiram à tendência dos cardápios diferenciados de acordo com as raças. Investigamos a fórmula de produtos próprios para 11 delas.
Dica: se o seu cão não pertence a nenhuma das raças, opte por rações desenvolvidas de acordo com o porte.
Rações indicadas para cada raça
Poodle: contém vitaminas, antioxidantes e aminoácidos que favorecem a pelagem e previnem a catarata. Substâncias como condroitina e glicosamina protegem as articulações.
Maltês: com farinha de peru e sem milho, reduz a sensibilidade digestiva. A biotina e o zinco dão brilho ao pelo.
Dachshund: o objetivo é fortalecer a musculatura e impedir o sobrepeso, que leva a problemas de coluna nessa raça. Por isso, algumas fórmulas têm protetores articulares e baixo valor calórico, além de L-carnitina.
Cocker spaniel: extratos vegetais, vitamina A e ácidos graxos previnem problemas de pele e de visão, além de reduzir o mau cheiro.
Yorkshire: vitaminas e aminoácidos melhoram a textura da pelagem e aumentam a imunidade. Pelo menos uma das rações específicas informa na embalagem a presença de substâncias que dificultam os cálculos renais, que ameaçam essa raça.
Lhasa apso: proteínas e óleo de prímula, combinados com ômegas 3 e 6, protegem o pelo e a pele, afastando alergias.
Pitbull: ele precisa de energia. Por isso, sua ração deve fornecer proteína, protetores articulares e L-carnitina para definir os músculos.
Labrador: a ração tem baixo valor energético porque ele tende à obesidade.
Pastor: contém protetores articulares contra displasias, além de vitaminas e aminoácidos para equilibrar o pH da pele, evitando alergias.
Rottweiler: o alimento é formulado para reduzir a sensibilidade intestinal, muito comum nessa raça.
Buldogue: possui altas doses de vitamina A, óleos de prímula e de peixes de água fria (fonte dos ácidos graxos ômega 3 e 6), além de proteínas para desenvolver a musculatura. Tem baixo valor calórico, o que reduz o risco de obesidade. O formato é ideal para o cão abocanhar